Pages

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Pe. João Batista fala sobre a Festa do Sagrado Coração de Jesus 2011


Blog - Pe. João Batista a festa do padroeiro 2011 foi uma das maiores dos últimos anos. O que você acha? Superou as expectativas?

Pe. João Batista - De fato a gente sente que o povo de Umarizal sempre tem a sua expressão de fé e expressão religiosa muito intensa. E se expressa sempre isso na festa do padroeiro, onde um grande número de pessoas participa do novenário, da parte social, etc. Mas de fato esse ano superou nossa expectativa. Foi muita gente, inclusive uma boa participação da comunidade, dos filhos ausentes em todas as noites da nossa festa.

Blog - Em meio a violência que vive hoje a sociedade de Umarizal, a Festa do Sagrado Coração de Jesus, abordou esse ano o tema "Vem Para Festa da Paz". Foi uma forma de passar uma mensagem positiva? Qual o motivo?

Pe João Batista - Diante dessa realidade que nos estamos de vivendo hoje de tanta violência, tanta criminalidade, isso me tem tocado bastante, tenho refletido essa questão tão grave que nos enfrentamos que é a violência e que está presente em todas as camadas da nossa sociedade. E é preciso que a gente possa fazer alguma coisa, levantar a nossa voz ou fazer com que as nossas autoridades possam se sensibilizar com esse problema tão grave que assola o nosso município. E ai [o motivo do tema] foi realmente uma tentativa de alertar, de chamar a atenção e fazer com que possamos fazer uma alguma coisa para pelo menos amenizar essa situação que vivemos hoje.


Blog - Hoje, qual é o papel da igreja junto ao poder público de um município no sentido de promover ações que contribuam para esse "Paz" que trouxe o teme da festa desse ano?

Pe. João Batista - Eu acho que a paz é sempre fruto da justiça. Então não é paz, uma ausência de guerra ou de conflitos simplesmente, mas a paz é um estado de espírito de pessoas, de buscar realmente viver bem e viver dignamente como pessoas humanas, tendo seus direitos respeitados. Mas a gente ver que tem muita a coisa a ser feita nesse sentido. A gente sabe a dificuldade que tem a cidade de Umarizal com tantos problemas, falta de emprego, segurança, mas uma coisa fundamental é que a gente possa sensibilizar as nossas autoridades para que realmente possam se debruçar sobre essas questões e pelo menos da uma resposta a sociedade para que realmente alguma coisa aconteça. Então em algumas ações da prefeitura municipal a gente sente essa preocupação principalmente nas ações sociais, mais isso ainda é muito pouco ao que se falta fazer. Eu acho que a gente tem que procurar bater a porta das autoridades e exigir para que aquilo que é direito seu e dever do estado possa realmente ser cumprido e fazer com que as coisas possam tomar um rumo diferente no nosso município.

Blog - Qual as ações sociais que a igreja católica de Umarizal desenvolve e que beneficia a sociedade e a população ?

Pe. João Batista - Nos temos as pastorais que desenvolvem um trabalho na linha social. A gente tem a pastoral da criança que existe a muito tempo, um trabalho muito importante com crianças de 0 a 6 anos, de acompanhamento, através da prevenção de doenças e também acompanhamento com relação a alimentação. Nos criamos também a pastoral da pessoa idosa que realiza acompanhamento aos idosos. Então a gente procura fazer com que as pessoas possam se sensibilizar e procurar no meio onde vive desenvolver essas ações que são tão importantes para cuidar das crianças e dos nossos idosos.


Blog - Quais serão os investimentos da paróquia com o que foi arrecadado com a festa do padroeiro desse ano? Já tem algum destino, alguma obra?

Pe. João Batista - Nos já estamos desde o início desse ano construindo um centro de evangelização aqui no primeiro andar da casa paroquial. Vai ser um suporte muito grande para as reuniões maiores que a gente tem na paróquia e também a serviço da própria comunidade. A gente já vem gastando dinheiro com esse investimento, vai ser importante pra comunidade e a gente vai ver o que se pode fazer mais.

Blog - Terminou a festa do padroeiro 2011 agora, mas o senhor e a equipe paroquial já pensam ou já começaram a idealizar a festa do próximo ano?

Pe. João Batista - Ainda ta muito cedo realmente, mais devido a proporção da festa desse ano pensando a gente já pensa de fato na festa do próximo ano. Nos tivemos reunião de avaliação quarta feira passada e o resultado foi realmente positivo esse ano. então a gente pensa sim.

0 comentários:

Postar um comentário

 
 

Visitas