Pages

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Papaulo - "A nossa câmara carece de pessoas comprometidas com a sociedade"

Ele tem 19 anos e é um dos pré-candidatos a vereador mais jovem de Umarizal. Paulo Henrique Soares Barbosa, mais conhecido como "Papaulo" se prepara para entrar na política a partir das próximas eleições para buscar uma vaga no legislativo municipal.

Papaulo é técnico agropecuário nível 1, estudante do 6º período do curso de direito, estudante do curso de gestão pública da Fundação Ulisses Guimarães (FUG), blogueiro e presidente do JPMDB. Ele concedeu entrevista ao nosso blog falando sobre projetos, política muncipal e outros assuntos. Acompanhe a entrevista:

Uzl Entrevista - Você já é pre-candidato pelo PMDB em 2012?

Papaulo - Hoje eu me considero um pré-candidato do PMDB, mas temos que ver a questão da aprovação do partido na sua convenção municipal que será no próximo ano.  Então se o partido aprovar realmente a minha candidatura posso vim a ser um candidato.

Uzl Entrevistas - O que te levou a política e o que te leva a tentar buscar uma vaga no legislativo municipal?

Papaulo - o que me levou a política foi a questão de contribuir com a sociedade. Eu considero o poder legislativo um dos mais importantes pra vida da sociedade porque, além de ser deles que são emanadas as leis, eles tem o objetivo de fiscalizar o poder público, de tal forma que podem até cassar o mandato de prefeito, governador, presidente. Então, considero o poder legislativo muito importante e me fez abrir os olhos, pois eu acredito que todos os jovens devem ingressar na política seja se candidatando, ajudando nos bastidores, de qualquer forma.

Uzl Entrevistas - Na sua opinião qual o vereador mais atuante, aquele que realmente cumpre com seu papel de legislador entre os atuais?

Papaulo - Essa é uma pergunta complexa, porque se agente for ver realmente ao pé da letra o que seja o trabalho de um legislativo, infelizmente a câmara de umarizal carece muito de um trabalho fiscalizador, porque o que vemos mais nas sessões são vereadores debatendo fatos políticos e não digo sem importância, mais alguns fatos que eu não encaro com tanta importância como eles encaram. Eu acho que a principal função do legislativo é criar as leis e fiscalizar, então essa fiscalização eu não vejo de forma alguma no legislativo municipal. Já em relação aos vereadores mais atuantes, eu destaco dois: O Vereador Erico que é inclusive do meu partido e lider da oposição e o vereador Washington Sales que são dois vereadores que além de saberem se postar diante da câmara da população de Umarizal eles estão sempre presentes em todos os eventos da sociedade de Umarizal.

Uzl Entrevistas - Qual a maior carência que vive hoje a população de Umarizal?

Papaulo - Eu sempre gosto de citar a educação. Não que a educação daqui seja precária, mais acredito que a de todo brasil. Acredito que se incentivarmos muito a educação, concerteza teremos homens melhores, cidadãos melhores, teremos uma saúde melhor, e uma segurança melhor.  A partir do momento que tivermos uma boa educação alguns problemas serão um pouco mais fáceis de serem resolvidos.

Uzl Entrevistas - Ganhando, qual seria seu primeiro projeto?


Papaulo - A principio eu gostaria de colocar um projeto um pouco polêmico. Seria um projeto de transparência pública, de você saber onde seu dinheiro ta sendo gasto e de que forma ta sendo gasto. O que vemos é uma chuva, um leque imenso de cargos comissionados que nós não sabemos quanto ganha e nem quem são o pessoal que tem esses cargos, então se eleito eu colocaria um projeto onde seria feita uma lista com todos os cargos comissionados, com seus vencimentos, horários de trabalhos, e suas funções e essa lista seria impressa e colocada em todas as repartições públicas. Seria um meio de ter mais transparência, saber quem ta ganhando dinheiro, saber quanto ta ganhando, saber onde está trabalhando, como está trabalhando. Esse seria meu primeiro projeto.

Uzl Entrevistas - Falam-se em muitos nomes de pré-candidatos na cidade que vão buscar uma vaga no legislativo em 2012. Você acha necessária uma mudança na câmara muncipal? 

Papaulo - Acredito que sim por que se não, nem eu mesmo estaria me colocando na posição de pré-candidato. Na minha opinião, a nossa câmara carece um pouco de pessoas comprometidas com a sociedade. Então eu acho sim necessário algumas mudanças. Claro que temos alguns vereadores competentes como já citei,  mas acredito que boa parte da câmara até mais que 50, 60% deva ser mudada.

Uzl Entrevistas - Qual a sua avaliação sobre a administração do Prefeito Rogério Fonseca?


Papaulo - Na minha opinião ele fez uma boa gestão. Claro que nenhum gestor é cem porcento, como muitos outro foram criticados, eu não gosto muito de criticar. Eu acho que cada gestor ele tem o seu foco de gestão e acho que o foco da administração do Prefeito Rogério foram as pavimentações da cidade. Foi o prefeito que mais calçou na história de Umarizal. Então acho que ele foi um bom prefeito, claro que tem suas falhas, todos os prefeitos que passaram tiveram suas falhas, mas eu não gosto muito de criticar, apesar de ser opositor a ele reconheço que ele fez uma boa gestão.

Uzl Entrevistas - Quem seria o melhor nome para administrar Umarizal a partir de 2013?

Papaulo - É uma pergunta complexa haja vista que hoje realmente de pré-candidato a prefeito só temos a candidata Elijane e ela é a candidata que inclusive o meu partido, o PMDB está digamos com uma aliança mais sólida. Acho ela um bom nome. É uma pessoa que não pode ser crucificada porque ela numca foi uma diretora, uma vereadora, ela numca exerceu nemhum cargo de chefia ou direção de nenhum ramo então acho que não devemos fazer análises antes do mandato dela. Então acho sim ela um bom nome e com boa aceitação popular e tudo indica que o nosso partido irá se coligar com ela e indicar o vice-prefeito.

Uzl Entrevistas - Por você ser jovem certamente terá votos do jovens em sua maioria. Qual projeto você tem pra essa classe?

Papaulo - Juntamente com a juventude do PMDB, estamos trazendo um curso de formação política da Fundação Ulisses Guimarães que não são somente voltado para jovens mas principalmente pra eles. Para que eles possam se capacitar. Tudo que engloba administração pública ta dentro desse curso e a fundação Ulisses Guimarães não precisa nem falar tanto, eu acredito que pouca gente conhece aqui mais uma fundação renomada a nível nacional e mantida pelo PMDB. Quem tiver o interesse de participar desse curso é só me procurar que eu darei mais informações?

Uzl Entrevistas -  A oposição em Elijane, a situação cogita dois nomes: Adson e Mano, quem você acha que vai ser o escolhido?

Papaulo - Na minha opinião o ex-prefeito Adson não se candidata se ele não quiser. Ele é um bom nome, apesar de está muio tempo fora, ainda tem um respaldo bom da sociedade e o prefeito Rogério nesses oito anos de mandato ele está carecendo muito de um nome forte aquele nome que ponha peso e principalmente medo na oposição e os nomes que foram saindo, na minha opinião, não são tão fortes como o do ex-prefeito Adson. Então se eu fosse do lado da situação a minha preferencia seria por Adson.

13 comentários:

Anônimo disse...

ME PERDOE A PESSOA PAPAULO, MAS UMARIZAL PRECISA SIM É MUDAR A MENTALIDADE DA SUA PROPRIA POPULAÇÃO PARA QUE EXIJAM MAIS SEUS DIREITOS COMO CIDADÃOS, POIS SOMOS (INCLUSIVE EU) AINDA MUITO IGNORANTES NA ARTE DE AGIR EM COMUNIDADE. POR ISSO PEÇO DESCULPAS MAS AFIRMO E RE-AFIRMO "NADA IRAR MUDAR MESMO TROCAREM TODOS OS VEREADORES DA CAMARA" POIS NÃO EXISTEM AINDA UMA CULTURA ATUANTE POR PARTE DO LEGISLATIVO DESTA CIDADE, FAZEM I TRABALHO MAIS BUROCRÁTICO POSSÍVEL.
POR EXEMPLO É TAREFA DOS COMPONENTES DESTA CASA EXIGIR, INSPECIONAR E SUPERVISIONAR O EXECUTIVO E "ISSO NÃO EXISTE NESTA CIDADE" POIS DO CONTRÁRIO NÃO VERIAMOS NOSSO CENTRO SOCIAL URBANO - CSU SERVINDO DE PROSTÍBULO BARATO, CENTRO DE CONSUMO DE DROGAS E ULTIMAMENTE COMO LOCAL DE ASSASSINATO. É UMA GRANDE VERGONHA! DE VERDADE!

Wagner Silvestre disse...

Caro Anônimo, me desculpe mas já que você pensa dessa forma, que mudando a Câmara ficará na mesma coisa, deve ser pelo o motivo que você deve ter tido seu voto comprado ou dado por alguma troca de favores, e percebeu a besteira que fez, não exercendo o seu voto como deveria ser, e fica com desculpas que se a casa mudar a cidade não mudará! A cidade não mudará apartir do momento que todos votarem por alguma troca de favor ou porque é conhecido de alguém, a cidade muda conforme os nossos votantes mudam, pense nisso anônimo. Agradeço por ouvir a minha opinião!

Walter Baptista disse...

Caro amigo Papaulo, eu acho que a principal mudança na câmera municipal de Umarizal-RN, é o rompimento para acabar com o vício maldito, instalado por lá, á décadas. O do empreguismo, onde até agora, nenhum vereador, seja de oposição ou situação, que por lá passou, não teve pulso e nem verdadeiramente a preocupação de democratizar o funcionalidade social daquela casa, realizando concurso público para a efetivação de funcionário no cargos funcionais na nossa camera, coisa que na maioria dos munícípios vizinhos, de menos porte que Umarizal-RN, o funcinalismo efetivo nas cameras municipais já é uma realidade. A assessoria e a funcionalidade administrativa da casa, deve ser técnica e pública,e não política, onde os interesses pessoais dos vereadores do sistema dominante na instituição, é quem determina o quadro funcional, é hora de entrar alguém que pense grande e diferente, pense como o povo e que tenha coragem para acabar com o atraso e a prática da cabine do empreguismo e do jogo de cartas marcadas no Poder Legislativo , transformando verdadeiramente a câmera municipal na casa do povo. Já quanto o anonônimo, é pena que você amigo, já esteja pensando assim , vamos lá desistir nunca,uma hora dessa o povo vai cansar e vai mandar os políticos sem compromisso plantar batata, mas para isso agente tem que mostrar que a coisa não tá legal. Papaulo boa sorte pra vocêamigo e espero que você como universitário de Direito comece a pensar como proposta de trabalho número 1, um concurso público para Camera Municipal de Umarizal-RN, o primeiro passo para você ser um vereador diferente, um braço.

falacidadaouzl disse...

vamos analisar as questões, primeiro para ser candidato o cidadão tem que ter conhecimento do papel do vereador, segundo a sociedade tem que conhecer tb o papel do seu representante na câmara, e na hora de votar que vote por convicção escolhendo realmente alguém preparado para ser seu representante, assim exerceremos realmente nosso papel social e democrático, se fizermos tudo o contrario não poderemos exigir nada, então pense bem na hora de decidir o seu voto.

Anônimo disse...

P/ Wagner Silvestre

Colega, primeiro INFELIZMENTE você está errado, segundo já faz muito tempo que moro aqui e vejo as coisas ACONTECEREM sempre da MESMA MANEIRA. É uma questão cultural a mudança deve vir da base ou seja do POVO, pois faz muitos anos que não HA NEM UM PROTESTO NESTA CIDADE mesmo com tantos índices de criminalidade, problemas na educação e saúde.Já a oposição (na camara) é calada e quando se manifesta não acontece nada (OU O TIRO SAI PELA CULATRA).
Se somente se, NÃO HOUVESSE TANTA INFLUENCIA POLÍTICA EM NOSSAS VIDAS A COISA SERIA DIFERENTE, MAS PRA ACONTECER ISSO A CIDADE TEM QUE PARAR DEPENDER DELES E PARA ISSO TEM QUE VIR INVESTIMENTO EXTERNO PARA GERAR EMPREGOS E TIRAR ESTA "BENDITA" DEPENDÊNCIA. MAS É UMA COISA MUITO DIFÍCIL VEJA O CASO DA CARROCERIAS VICUNHA SABE QUANTAS VEZES ( OS POLÍTICOS )CORRERAM PRA MANTER ELA AQUI, NENHUMA QUE EU SAIBA POR ISSO ACHO MUITO DIFÍCIL (NOVAMENTE)AS COISAS MUDAREM
E SE UM DIA SEU COLEGA FOR ELEITO, NÃO SE PREOCUPE EU VOU ME LEMBRAR DA ENTREVISTA DELE E DE SEU COMENTÁRIO ...

Anônimo disse...

Gostei das palavras espero que caso eleito, apesar de achar muito dificil, cumpra tudo o que falou.
Já tenho candidato e se nao tivesse já iria votar nele
Desejo muita sorte e sucesso a papaulo pois como disse acho dificil ele conseguir uma vaga na camara mas é um dos que merece pela suas palavras
E a população deveria ver com bons olhos essas palavras e pensarem melhor na hora de vota.
Esse merece um voto e uma chance
valeu papaulo

Danilo Alencar disse...

Quanto a seguinte pergunta:
Ganhando, qual seria seu primeiro projeto?
A intenção do pré-candidato pode ser boa(fazer valer a transparencia que tanto necessita os orgãos públicos tanto na esfera nacinal, passando pela estadual e atingindo a municipal), porém a forma que ele coloca a prática dessa transparência é totalmente anti-ética, ninguem sair colocando em listas o salário das pessoas.
Portanto Sr. Paulo, vamos revisar esse seu projeto, que tem um intuito muito benéfico porém uma prática fora da nossa realidade.

Paulo Rafael disse...

Boa noite senhores,

1º, Fico bastante feliz, em ver o sentimento de insatisfação em algumas partes das respostas dadas na entrevista, não por ser Paulo Henrique(Papaulo) um amigo. Isso mostra pelo menos o nível de censo critico.

2º, No que tange a pré-candidatura de Papaulo, deixo dois eixos de pensamentos, que imagino que possa ti ajudar;
1º - Com a inteligência que demonstrou hoje, deve ter conquistado, no mínimo, uns trinta inimigos. O talento assusta.
2º - Nelson Rodrigues já dizia: Nelson Rodrigues: "Finge-te de idiota e terás o céu e a terra".

3º - No tocante a atual conjuntura politica (lê-se situação da cidade) de Umarizal. Já se tornou um ciclo mais do que vicioso. As panelinhas do arrivismo ja estão instauradas a bastante tempo. Como já falaram, se tornou tão forte, que já é cultural. É um paradoxo angustiante, é incrivel como há tantos burros mandando em homens de inteligência, que às vezes fico pensando se a burrice é uma Ciência. Isso serve para todo o País.

4º - Caro anônimo, é fácil falar como anônimo, fazendo uma analogia, é é fácil também reclamar da atual conjuntura quando o voto é secreto e apenas quem o fez uso sabe. rsrs.

Bom,essa foi minha contribuição.

"Não é na resignação, mas sim na rebeldia em face das injustiças que nos reafirmamos" - Paulo Freire

Atc. Paulo Rafael

Papaulo" Soares disse...

Obrigado a galera pelo elogios e pelas criticas construtivas podem ter certeza que absorvi o comentário de vocês da melhor forma possível.
Não quero entra no mérito da primeira divergência.
Mas se tratando do amigo Danilo, eu não acho anti-ético não esta forma de trasnparência pois isso, amigo, é dinheiro público,ou seja, são nosss contribuições que estão indo parar na mãos de pessoas que não sabemos que são nem o que fazem.
O projeto só abrangeria os cargos comissionados, cargos efetivos não é o interesse pois estes as pessoas batalharam pra conseguir e comissionados são só indicação não necessitando de nenhum respaldo técnico para assumir.
Então temos o direito de saber quem assumem, o que fazem e quanto ganha, se fosse uma empresa privada é altamente anti ético mesmo, mas na seara PÚBLICA o nome já diz tudo. Temos o direito de saber. Pelo menos essa é minha opnião.

Saudações e abraços a todos, fiquem com DEUS!

Washington Sales disse...

caro amigos, hoje todas as receitas e despesas efetuadas por qualquer orgao publico, prefeitura, estado e uniao, estao disponiveis para todos os cidadoes brasileiros, e do nosso municipio tambem, falta apenas procurar essas informaçoes nos sites, hoje nosso municipio tem diario oficial onde tem todas as suas publicaçoes, na lei dos cargos e salarios tem os vencimentos de cada categoria, vc encontra tb na internet as receitas e despesas do municipio, e nos vereadores acompanhamos todo que acontece e fiscalizamos o municipio atraves dessas informaçoes,e vc tambem pode fazer isso basta apenas se informar.

um abraço
ver washington sales

Anônimo disse...

Olá! Caro Paulo Soares, estou entusiasmada com a ideia de ver um jovem na câmara municipal de Umarizal, que seja interessado por uma politica sadia. O seu projeto de transparência publica é uma ótima ideia, porem já existe só não é tão efetivo, realidade que pode ser melhorada. Por oportuno você defende a educação como forma de solucionar problemas sociais, qual seria o seu projeto em meio a educação de Umarizal¿ Existe um grande números de jovens que não estão mais indo as escolas de nossa cidade, por que¿ Temos professores bons , verdade, que cobram muito pouco dos alunos , a educação deve ser mais rigorosa igual a escola privada, nos também pagamos e caro! Na nossa cidade tem bares ao lado dos colégios uma verdadeira afronta, barulho, bebidas sendo vendidos a menores de idade, quando isso é totalmente proibido por lei, menores se prostituindo e assim constituindo o êxodo nas salas de aulas. Crie um projeto para educação, cursos preparatórios para vestibular pagos pela prefeitura somente para as pessoas de Umarizal, cursos de capacitação em informática que conte com funcionários qualificados, procure incentivar a leitura das crianças das escolas municipais através de projetos digamos; ‘’ o mundo imaginário dos livros’’, ensinando-os a pratica da leitura para quando chegarem ao ensino médio já se adaptarem, e que isso sai do papel para a pratica. Esta ultima ideia pode ser incluído no projeto ‘’segundo tempo’’ e assim economizar orçamento. Procure incentivar que os pais dos jovens acompanhe efetivamente o desempenho de seus filhos, garantindo um direito constitucional educação e solidariedade. Você pode priorizar tambem pelo cumprimento de regras, e assim fazer valer a autoridade policial, não permitir que menores de idade andem de moto ou carro ‘’mesmo que seja filho de quem for’’, estará diminuindo o risco de acidentes e outros males e demonstrando assim coerência com a lei. Tenho outras ideias que quando tiver a oportunidade poderia te falar. ‘’Não podemos mudar o mundo, mas podemos plantar uma semente para colher um futuro mais digno’’
Boa sorte e fé.
Heleneide Amorim

Papaulo" Soares disse...

Caro Vereador Washington o que falei foi no tangente a cargos comissionados pois é público que em Umarizal temos pessoas com cargos comissionados que nem aqui moram, e não sei quanto ganha nem o que faz pra ganhar por isso que falei. Não falo só daqui, pois em qualquer município do Brasil temos um leque de cargos comissionados que só servem para comportar aliados do quem comanda e isso todo mundo sabe.
E na minha opinião é um desperdício de dinheiro público.
No tocante aos demais dados eu sei onde encontrá-los e concordo com você que a grande maioria deles encontramos na internet só que
deixam um pouco a desejar pois são, na minha opinião, vagas demais.

Papaulo" Soares disse...

Amiga Heleneide Amorim obrigada pelos elogios... Em relação a educação não preciso ter um mandato para tenta fomentá-la, Nós do PMDB estamos trazendo cursos de formação politica da Fundação Ulysses Guimarães que será voltado para ala jovem.
E juntamente com alguns amigos estamos concluindo um projeto para construirmos uma VERDADEIRA biblioteca na cidade, será um projeto onde, se conseguirmos, teremos a ajuda de diversos órgãos, incluindo o público só que será algo mais audacioso, a nossa população é muito carente de leitura.
Então mais uma vez obrigada pelas palavras. Qualquer coisa entra em contato: 9663-7400

Postar um comentário

 
 

Visitas